A aula de ritmo pode ser classificada como uma modalidade de exercícios aeróbicos que misturam coreografias de ritmos variados, como hip-hop, axé, funk, salsa, kuduro, reggaeton, música latina, forró, sertanejo e até mesmo dança de salão.
O foco principal dessas aulas é o exercício aeróbico, por isso é importante intercalar as aulas de ritmo com musculação e ginastica localizada para cuidar também do desenvolvimento e definição dos músculos.
Geralmente as aulas combinam a coreografia de movimentos variados simples, com movimentos mais complexos. O barato é que enquanto você esta se divertindo, a perda de caloria está ativada. Em uma aula de uma hora é possível perder aproximadamente 400 calorias. Os benefícios são inúmeros.
Quais os principais benefícios da aula de ritmos.
A aula de ritmos reúne uma série de benefícios, estes idênticos aos que já proporcionam as aulas aeróbicas tradicionais, como a caminhada, jump, aeroboxe, spinning e etc.
O grande diferencial das aulas de ritmos é que elas conseguem conciliar o exercício aeróbico à diversão. A dança e a música ajudam equilibrar a saúde mental, pois proporcionam relaxamento e socialização.
As aulas se bem aplicadas, melhoram a função cardiorrespiratória, desenvolvem a coordenação motora, melhoram os movimentos, corrige a postura e fortalecem a musculatura.
Os ganhos em saúde mental envolvem; melhora do humor, estimula a criatividade, combate a depressão e ajuda a melhorar o estresse. Isso porque, a dança, ajuda o organismo a liberar a serotonina e adrenalina, neurotransmissores que potencializam o benefício do exercício.